Pin It

Terapia de Som em Crianças26 de Março de 2022 

Workshop sobre as aplicações das taças terapêuticas Peter Hess em Pedagogia, de interesse para pais e profissionais da área de Educação (professores, técnicos educativos, auxiliares, etc.)

Facilitadores: Ingrid Ortelbach e André Silvestre

Local: Academia Peter Hess Portugal

Morada: Rua da Escola Nova, nº 92 São Domingos de Rana

Horário 10h às 18h

Valor: 80 €

Limite de participantes: 8 participantes

Inscrições:  21 268 03 61 | 96 787 98 07 | Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Para uma aprendizagem bem sucedida, a criança precisa de segurança, auto-confiança concentração. O som das taças influencia a frequência cerebral baixando rapidamente do ritmo Beta para o Alfa, estado este em que o cérebro fica mais apto a captar informação e a realizar tarefas. Ao mesmo tempo, a ampla gama de parciais harmónicos que as taças dispõem promove o relaxamento indicado a uma pausa ou transição de atividade, centrando a criança em si e preparando-a para o novo momento. O relaxamento é, portanto, essencial para manter o foco e atenção, para interiorizar o conhecimento e tirar o melhor proveito da memória.

O som das taças de som permite também trabalhar questões importantes de autoconhecimento como a auto-estima, a confiança, a sensação de proteção e, principalmente, desenvolver estratégias de gestão emocional e de stress. Através da sua vibração é possível acalmar o corpo e a mente das crianças, preparando-as para qualquer momento de aprendizagem.

Estes belos instrumentos têm ainda a capacidade de despertar a fantasia e a imaginação, assim como despoletar a criatividade. São apropriadas, também, a atividades como histórias de fantasia, meditações, desenhos, pinturas e artes manuais.

Neste workshop falaremos sobre as aplicações das taças terapêuticas Peter Hess em Pedagogia, de interesse para profissionais da área de Educação (professores, técnicos educativos, auxiliares, etc.), tanto como para pais. De que maneira estes instrumentos influenciam positivamente a aprendizagem e o processo de desenvolvimento das crianças.

 

 

Ingrid Ortelbach

Diretora da Academia Peter Hess Portugal e Pioneira da terapia de som em Portugal

Ingrid chegou da Índia em 2000 fascinada pelas taças tibetanas, que conheceu na sua visita à cidade de Dharamsala, nos Himalaias. De regresso à Alemanha, conheceu o Instituto Peter Hess ® e realizou várias acções de formação. Desde 2003 é orientadora autorizada de seminários de Massagem de Som de Peter Hess ® e é directora da Academia Peter Hess em Portugal e pioneira das taças tibetanas no nosso País.

 

andresilvestreAndré Silvestre

Praticante Profissional da Massagem de Som segundo Peter Hess ®

Formou-se em Escultura, nas Belas Artes de Lisboa em 2017, dotado de um espírito artístico e criativo.  Desde 2014 tem desenvolvido atividades artísticas e lúdicas com crianças, focando-se na pedagogia e na  aprendizagem integral através da exploração e da brincadeira. Hoje em dia dinamiza CAF e AECs na  Escola Básica de Trajouce, com crianças dos 3 aos 10 anos, com atividades de expressão plástica, e  corporal, artes manuais e autoconhecimento. Em 2020 completou todos os graus da formação de  massagem de som do método Peter Hess. Ambiciona promover workshops sobre os benefícios das taças  de som em pedagogia, para profissionais desse sector e pais, como de atividades especificas para crianças.